Um site sobre filmes, livros e obras de Terror

Túmulo Sinistro ( The Tomb of Ligeia )

 

 

Ano: 1964

 

Direção: Roger Corman

 

Elenco: Vincent Price, Elizabeth Shepherd, John Westbrook

 

 

 

Dirigido pelo lendário Roger Corman, Túmulo Sinistro foi o último de uma série de filmes baseados na obra de Edgar Allan Poe feitos por Corman. Neste caso, o filme foi inspirado em cima do sombrio conto “Ligéia”.

Para quem não conhece, Corman tem mais de 400 filmes creditados nas mais variadas funções, sendo a maior parte deles como produtor e diretor. Após trabalhar por apenas 3 dias na vida como engenheiro, ele desistiu da carreira e, graças a esta frustração, resolveu trabalhar como mensageiro na 20th Century Fox. Após ser alçado a carreira de analista de roteiro, Corman posteriormente conseguiu vender seu primeiro roteiro pessoal para um estúdio de cinema. Indignado com o resultado ao ver que o filme estava muito diferente do roteiro, ele resolveu bancar e dirigir seus próprios filmes, iniciando assim uma carreira invejavelmente prolífica e eternizando seu nome na galeria do terror.

Conhecido como O Rei dos Filmes B, a fama de Corman veio graças aos seus inúmeros filmes com baixo orçamento, mas não necessariamente ruins. Como exemplo, o longa “A Loja dos Horrores”, apesar de ter quase uma hora e vinte de duração, foi rodado em SURPREENDENTES dois dias apenas. Trabalhando com muita gente iniciante, o diretor foi o responsável por lançar atores como Jack Nicholson e diretores como Martin Scorsese, James Cameron e até mesmo Francis Ford Coppola. A contribuição de Corman para o cinema, não apenas para o terror, é inestimável e incapaz de ser dimensionada.

Em Túmulo Sinistro, o diretor mistura outro ícone do terror, Vincent Price, com um texto de Poe, um gato preto e um constante clima de terror clássico. Como previsto, não tinha como dar errado.

Com diálogos poéticos e marcantes dignos do conto, o filme mostra a loucura de um médico após perder precocemente a esposa Ligéia. Mantendo o túmulo dela por perto, ele acredita que um dia ela voltará. Após muitos anos, o isolado e estranho doutor se casa com a jovem filha do vizinho. O que ela não sabia é que talvez ela esteja sendo usada pelo espírito da falecida Ligéia para atormentar o marido, ou, pior ainda, esteja sendo usada pela loucura do estranho doutor para tomar o lugar de Ligéia.

Túmulo Sinistro é um terror diferente. Filmado em belas locações inglesas, boa parte do filme se passa em cenas externas em plena luz do dia. O clima sombrio aparece quando entramos na casa do médico, cheia de elementos clássicos do gênero e com um constante ar de melancolia e solidão.

Um dos pontos fortes do filme é trabalhar o terror psicológico. Muitas vezes, ficamos em dúvida se a narrativa realmente flerta com o fantasmagórico ou se é uma incursão na mente atormentada do doutor.

Nas palavras do próprio diretor, dos 8 filmes que ele fez baseados em Poe, este é o melhor de todos. De um mestre como Corman, poucos ousariam discordar.

NOTA DO EDITOR: 7,5

 

CENAS MEMORÁVEIS: ( Podem conter spoiler )

Nenhuma especial.

 

           

 

TRAILER:

OBSERVAÇÃO: Este site NÃO disponibiliza filmes, livros e nem jogos para download.
Qualquer dúvida ou sugestão, entre em contato através do email: contato@adoroterror.com.br

 

Facebook – https://www.facebook.com/adoroterror.com.br

Youtube – https://www.youtube.com/channel/UCkiipYAfmJjszD3SvB7ZlBg

Compartilhe:
Facebook Twitter Email Pinterest Tumblr

Post a Comment

Your email is kept private. Required fields are marked *