Um site sobre filmes, livros e obras de Terror

Tour de Terror em São Paulo

Para quem não conhece, existe ( ou existia? ) um Tour de Terror que passa pelos lugares assombrados de São Paulo.

Já faz um tempo que fiz, é um passeio chamado “São Paulo Além dos Túmulos”. Foi uma experiência interessante porque a guia era bem preparada para contar os casos de cada local visitado.

O ônibus saiu do Largo do Arouche. A decoração era bem brega, com aquelas bugigangas de festa de Halloween barata, mas o importante é entrar no clima.

A primeira parada foi na Casa da Dona Yayá. De família muito rica, um a um os membros desta família foram morrendo de formas estranhas, o que tornou Yayá órfã e milionária ainda jovem. Ela teve uma vida normal até aos 30 anos, quando começou a demonstrar sinais de insanidade. Yayá foi trancada em um hospício, mas por ser muito rica, foi transferida para este “hospício particular”, onde vivia em um quarto e banheiro pequenos, vigiada o tempo inteiro por uma pequena janela e buracos na parede. Yayá viveu nesta casa por décadas, onde aos poucos foi ficando ainda mais louca. Claro que, com uma história desta, muitas lendas surgiram no local.

TourTerrorSP_1      TourTerrorSP_2

O passeio continua até o bairro da Liberdade, onde há um almoço. Lá passamos na Capela dos Aflitos. Fundada sobre um antigo cemitério onde eram enterrados indigentes, doentes e assassinos, tem a lenda de um militar que foi condenado a morte. O problema é que nas duas primeiras tentativas de enforcamento ele sobreviveu, falecendo apenas na terceira. Existem muitos relatos de que vultos e gritos são ouvidos no local.

Outro ponto do tour é o Cemitério da Consolação. Considero a parte mais “cultural” do passeio, porque lá são mostradas as obras de Brecheret e aprendemos sobre personalidades famosas que estão enterradas no local. Belos mausoléus e algumas histórias curiosas de terror também são contadas.

            TourTerrorSP_3          TourTerrorSP_4

Passamos ainda no Largo de São Francisco para ver a Faculdade de Direito, onde um professor está enterrado. Claro que há lendas dizendo que o professor ainda circula pelo local.

Vamos para a frente do Edifício Joelma, onde não podemos entrar. A história conta sobre um rapaz que assassinou ambas as irmãs, jogando o corpo em um poço. Quando descoberto, o rapaz cometeu suicídio. Neste terreno amaldiçoado foi erguido o edifício Joelma, famoso pelo terrível incêndio onde morreram dezenas de pessoas.

O último lugar é o Castelinho da Rua Apa. Lá, 3 membros de uma família foram encontrados mortos, aparentemente um deles matou a mãe, o irmão e cometeu suicídio. Na época, as pessoas falaram que havia uma quarta pessoa no local, que forjou a história para parecer crime passional. Muitas pessoas afirmam ver vultos e ouvir gritos no local.

             TourTerrorSP_5             tour-de-terror-em-sao-paulo

Independente de acreditar nas lendas ou gostar de terror, considero o passeio interessante para saber mais sobre São Paulo e seus lugares históricos.

 

Compartilhe:
Facebook Twitter Email Pinterest Tumblr

One Comment

  • Fernando
    Posted 1 de abril de 2015 at 19:34 | Permalink

    É um passeio diferente para ser feito na cidade de São Paulo! Bem recomendado para quem gosta de histórias de terror!

Post a Comment

Your email is kept private. Required fields are marked *