Ano: 1984
Direção: Joseph Zito
Elenco: Erich Anderson, Judie Aronson, Peter Barton,
Corey Feldman, Crispin Glover
Apesar do titulo dizer que este seria o capítulo final, NÃO, a série não terminou no quarto filme. Sendo este filme um novo sucesso financeiro, claro que os produtores iriam continuar a série.
O filme começa imediatamente após o final do terceiro, com o corpo de Jason sendo levado para o necrotério. Aqui a série assume o lado sobrenatural e Jason ressuscita, voltando ao campo para se vingar.
Muito no ritmo do terceiro, sem o mesmo frescor e cuidado dos dois iniciais, o filme opta por um roteiro preguiçoso, com personagens para lá de caricatos beirando o imbecil e um clima de terror teen. Claro que para os fãs do Terror isso não é um problema em si, mas é a guinada definitiva para todos os filmes da série que viriam depois.
A essência não muda, Jason continua aumentando a contagem de corpos com as mais variadas formas de matar. Este é o filme que parece estabelecer que , a partir de agora, Jason iria apanhar muito de suas vitimas. Há uma cena na qual ele toma até uma TV na cabeça com direito a um choque elétrico em seguida.
Outro ponto de destaque é a violência que o personagem principal incorpora. Jason está bem mais violento, com uma força extraordinária, características que se tornariam definitivas do personagem.
Sexta-Feira 13 é talvez o maior exemplar do gênero slasher, conhecido por ter um maníaco ( geralmente mascarado ) que mata indiscriminadamente as pessoas das mais estranhas formas, mas este quarto filme, especialmente no final, flerta também com o gore, que é outro gênero do terror famoso por ter cenas de vísceras expostas, sangue exagerado, etc.
Curioso ver Corey Feldman, o eterno Bocão de Os Goonies, como um oponente de Jason. Crispin Glover, que faz o pai de Marty McFly na série De Volta para o Futuro, também dá as caras por aqui. Mais anos 80, impossível.
NOTA DO EDITOR: 7,0
CENAS MEMORÁVEIS: ( Pode conter spoiler )
- O conflito psicológico de Jason ao ver a criança careca.
- A “morte” de Jason pelo facão, totalmente gore.
OBSERVAÇÃO: Este site NÃO disponibiliza filmes para download.
Qualquer dúvida ou sugestão, entre em contato através do email: contato@adoroterror.com.br