Um site sobre filmes, livros e obras de Terror

Sexta-Feira 13 Parte 2 ( Friday the 13th Part 2 )

SextaFeira13_Parte2_Capa

 

Ano: 1981

 

Direção: Steve Miner

 

Elenco: Betsy Palmer, Amy Steel, John Furey, Adrienne King

 

 

Após o sucesso financeiro do Sexta-Feira 13 parte 1, rapidamente a Paramount resolveu produzir, filmar e lançar a sequência da série para aproveitar o embalo. Com orçamento praticamente dobrado, agora com 1 milhão de dólares, a continuação também foi um sucesso fazendo 21 milhões de dólares somente nos Estados Unidos.

Dando continuidade a história, descobrimos que Jason sobreviveu ao afogamento e vive isolado em uma cabana, assassinando os jovens que acampam por ali.

Este filme foi bastante fiel ao primeiro, praticamente repetindo os mesmos elementos que os fãs gostaram, sem muita inovação: nudez, mortes elaboradas, elenco jovem e bonito, suspense, sustos e bastante sangue. A diferença aqui é que o filme parece instaurar um clichê que se tornaria essencial em todos os filmes de terror: o dos personagens imbecis que tomam as decisões mais cretinas nos momentos errados. Aqui uma personagem resolve sair de calcinha até o carro, sozinha a noite no meio da floresta, para ir buscar um pente dentro do carro. Sem falar na outra que vai sozinha, também a noite, nadar nua sozinha no lago próximo ao campo.

Steve Miner assume a franquia com uma direção sólida, impondo ótimos planos subjetivos estilo Halloween e uma câmera mais participativa no filme, com bons steadicams nos momentos certos. O filme dá a matança prometida porém sem perder a chance de manter o suspense e um clima tenso quando necessários.

Curiosamente, neste filme Jason uma espécie de saco de pano na cabeça, porque ele ainda não tinha encontrado a máscara de hockey. Assim como no primeiro filme, não há nada de sobrenatural neste, sendo o Jason apenas uma maníaco assassino. Todos os elementos sobrenaturais, como a suposta imortalidade, o fato de estar em todos os lugares e a força sobre-humana só viriam a acontecer a partir do terceiro filme da série. Chega a ser engraçado ver o Jason aqui mais humano, cometendo besteiras como subir em uma cadeira e cair atrapalhadamente após uma tentativa frustrada de matar a mocinha do filme.

Ainda no perfil do Jason mais realista, o filme toca no envolvimento psicológico do serial killer com a mãe. Chega a ser tétrica a cena em que a heroína do filme entra na cabana e descobre um macabro altar mantido pelo Jason em homenagem a mãe dele.

Outra curiosidade, na sequência inicial em que Jason cruza a rua, na qual aparecem apenas as pernas do Jason, elas foram feitas por uma mulher, a figurinista da equipe que serviu como “atriz” improvisada. Foi a única vez na série toda em que uma mulher viveu o Jason.

Ainda falando dos bastidores, a Paramount teve um problema com a atriz Marta Kober, que vive a personagem Sandra. Havia no filme uma cena de sexo com nudez frontal dela, prontamente cortada quando o estúdio descobriu que ela tinha apenas 16 anos, o que caracterizaria pedofilia.

Sexta-Feira 13 parte 2 é um ótimo filme, que consolidou de vez a série e deu aos cinemas um dos mais famosos serial killers de todos os tempos: Jason Voorhees.

 

NOTA DO EDITOR: 8,5

 

CENAS MEMORÁVEIS: ( Pode conter spoiler )

  • O banho noturno no lago, completamente nua, de Kirsten Baker.
  • A impiedosa morte do paraplégico
  • A cabeça da mãe de Jason, mantida na cabana no melhor estilo Psicose
  • A esquisita cena em que uma das personagens resolve passar perfume nas partes íntimas antes de um encontro.

SextaFeira13_Parte2_1      SextaFeira13_Parte2_2

 

SextaFeira13_Parte2_3      SextaFeira13_Parte2_4

SextaFeira13_Parte2_5      SextaFeira13_Parte2_7

SextaFeira13_Parte2_6      SextaFeira13_Parte2_8

OBSERVAÇÃO: Este site NÃO disponibiliza filmes para download.
Qualquer dúvida ou sugestão, entre em contato através do email: contato@adoroterror.com.br

 

Compartilhe:
Facebook Twitter Email Pinterest Tumblr

Post a Comment

Your email is kept private. Required fields are marked *