Um site sobre filmes, livros e obras de Terror

O Visitante Noturno ( The Night Visitor ) – 1971

 

 

Ano: 1971

 

Direção: Laslo Benedek

 

Elenco: Max von Sydow, Liv Ullmann, Trevor Howard

 

 

 

Antes de tudo, vale pontuar que O Visitante Noturno não é um filme de terror mas sim um thriller policial com muito suspense e, acredite, um pouco de slasher.

Nesta produção sueca, temos Liv Ullmann, eterna musa de Ingmar Bergman, e o veterano Max von Sydow.

O filme começa com Sydow fugindo da prisão. Ele adentra uma casa, aparentemente por acaso, apenas para se esconder e fugir do frio. Descobrimos na sequência que aquela era a antiga casa dele, uma propriedade rural na qual vivia com as irmãs. Acontece que ele, alcóolatra, era uma pessoa que não sabia administrar a propriedade. As irmãs, junto com o marido inescrupuloso de uma delas, montaram uma forma de Sydow ser preso injustamente pelo assassinato de um lavrador. Começa assim uma história de vingança, muito bem elaborada, por um pessoa inocente que não tem mais nada a perder e cuja injustiça pela qual passou a tornou visivelmente perturbada.

A trama se desenvolve lentamente. O quebra-cabeça do que aconteceu e qual é o plano de vingança é entregue aos poucos para o espectador, com uma ótima construção de suspense. O carismático Max von Sydow, presença sempre marcante na tela, constrói um personagem ambíguo cuja vingança é condenável, mas ainda assim o espectador se sente cúmplice, algumas vezes, daquele plano engenhoso.

O clima sueco, sempre com muita neve, frio, solidão e silêncio, é o cenário ideal para a história. Como o fugitivo usa a noite para visitar os responsáveis pela prisão dele, parece sempre haver pouca esperança e redenção para o personagem. O clima denso é sem dúvida o grande acerto do filme.

Por coincidência, ou talvez não, Sydow que ficou imortalizado pela cena na qual joga xadrez com a Morte em O Sétimo Selo, neste filme também faz um personagem que joga xadrez. Desta vez, não para enganar a Morte, mas sim para fugir da prisão em uma ótima sequência capaz de fazer inveja a Michael Scofield, da série Prison Break.

Filmado sem intenção de ser grandioso, como toda boa produção sueca o foco são os personagens/diálogos. O elenco de peso consegue criar personagens fortes, trazendo uma humanidade crua que faz O Visitante Noturno virar quase um filme de terror ao explicitar que, por ódio, uma pessoa é capaz de tomar as mais assustadoras atitudes.

NOTA DO EDITOR: 8,0

 

CENAS MEMORÁVEIS: ( Podem conter spoiler )

  • A fuga da prisão é uma excelente sequência.

 

TRAILER:

OBSERVAÇÃO: Este site NÃO disponibiliza filmes, livros e nem jogos para download.
Qualquer dúvida ou sugestão, entre em contato através do email: contato@adoroterror.com.br

 

Facebook – https://www.facebook.com/adoroterror.com.br

Youtube – https://www.youtube.com/channel/UCkiipYAfmJjszD3SvB7ZlBg

Compartilhe:
Facebook Twitter Email Pinterest Tumblr

Post a Comment

Your email is kept private. Required fields are marked *