Um site sobre filmes, livros e obras de Terror

O Massacre da Serra Elétrica ( The Texas Chainsaw Massacre )

O-massacre-da-serra-eletrica

 

Ano: 1974

 

 

Direção: Tobe Hooper

 

 

Elenco: Marilyn Burns, Edwin Neal, Allen Danziger, Gunnar Hansen

 

Quem nunca ouviu falar de O Massacre da Serra Elétrica?

Um filme feito por desconhecidos, quase amador, com orçamento mísero abaixo de 100 mil dólares, banido em vários países, tecnicamente que deixa a desejar mas que mesmo assim se tornou um dos filmes mais influentes do gênero, sendo considerado por alguns fãs e revistas o melhor filme de terror de todos os tempos.

Vejo que muitas pessoas que assistem o filme hoje saem um tanto decepcionadas. Talvez seja pela expectativa de mais gore ou violência explícita, mas não é isso que imortalizou o filme. O que faz de O Massacre grandioso é seu clima de pavor, tétrico, com personagens psicóticos que causam repulsa apenas de olhar. Massacre é um filme cru apesar de sua fotografia diferenciada, com pouco recurso de produção mas que ganhou força ao vender sua história como real. De forma inteligente, o filme até cita a data em que a história teria acontecido, tendo um início quase documental mostrando “fotos” como se fossem do arquivo policial. O falso tem um fundo de verdade, já que Leatherface é baseado no psicopata Ed Gein, o famoso assassino que violava túmulos, roubava partes de corpo, usava pele sobre o rosto e mantinha em casa um altar para a mãe. Como já foi citado aqui neste site, Psicose e O Silêncio dos Inocentes também foram baseados nele.

O longa mostra um grupo de jovens em viagem que se perde na aridez do Texas. Eles encontram pessoas estranhas, em lugares ermos, que não parecem normais. Logo percebem que estão lidando com uma família de dementes canibais.

Para mim, fã assumido do filme, ele tem 2 pontos fortes. O primeiro é Leatherface, claro, com sua aparência grotesca, que usa pele humana como máscara, tem altura desproporcional e sempre com sua serra assustadora. Totalmente doentio. O segundo é sem dúvida a atriz Marilyn Burns, perfeita como a mocinha perturbada naquele ambiente fúnebre. Não tem como não destacar a expressão corporal da atriz, o seu olhar de pavor é muito realista, com direito a closes generosos dos olhos nos quais vemos as veias saltando, inesquecível.

A cena do jantar continha comida estragada, animais mortos, não havia refrigeração e o calor era insuportável durante as filmagens. O ator Edwin Neal diz que, mesmo ele que esteve no Vietnã, ainda considera aqueles dias da filmagem os piores da vida. Muita gente passou mal durante as gravações. Creio que boa parte do terror que vemos em Marilyn é real, porque o ambiente da filmagem era hostil. A dedicada atriz Marilyn Burns se machucou em uns galhos, parte do sangue nela e na roupa era real.

O filme foi dirigido por Tobe Hooper, que também dirigiu Pague para Entrar, Reze para Sair e Poltergeist – O Fenômeno.

Uma curiosidade mórbida é que o esqueleto usado próximo do final era mesmo um esqueleto humano, comprado na Índia, por ser bem mais barato do que um esqueleto falso.

A camisa do Leatherface era tingida, portanto, ficou 4 semanas sem ser lavada. Pelo odor, as pessoas se negavam a ficar ou almoçar perto do ator Gunnar Hansen.

O Massacre da Serra Elétrica é uma obra-prima. Sua violência e tema fizeram com que fosse banido em vários países. De fato, após o término do filme você vai ficar um tempo com um certo mal estar. Piora ainda mais se você pensar que a história tem um macabro fundo de verdade.

NOTA DO EDITOR: 10

 

CENAS MEMORÁVEIS: ( Podem conter spoiler )

  • Quando a família traz o avô para participar do jantar.
  • A bizarra concepção de Leatherface com sua máscara de pele e a serra na mão.

 

OMassacreDaSerraEletrica-53      OMassacreDaSerraEletrica-34

OMassacreDaSerraEletrica-25      OMassacreDaSerraEletrica-16

OMassacreDaSerraEletrica-39      OMassacreDaSerraEletrica-91

OMassacreDaSerraEletrica-98      OMassacreDaSerraEletrica-127

OBSERVAÇÃO: Este site NÃO disponibiliza filmes, livros e nem jogos para download.
Qualquer dúvida ou sugestão, entre em contato através do email: contato@adoroterror.com.br

 

Compartilhe:
Facebook Twitter Email Pinterest Tumblr

Post a Comment

Your email is kept private. Required fields are marked *