Um site sobre filmes, livros e obras de Terror

O Maníaco ( Maniac )

o-maniaco

 

Ano: 1980

 

 

Direção: William Lustig

 

 

Elenco: Joe Spinell, Caroline Munro, Abigail Clayton, Tom Savini, Sharon Mitchell

 

O Maníaco é mais um filme bizarro conhecido apenas pelos fãs do gênero que o Adoro Terror pretende tornar um pouco mais divulgado. Em 2012 ele foi refilmado tendo Elijah Wood, o Frodo de O Senhor dos Anéis, no papel principal, o que ajudou a tornar o filme original um pouco mais popular.

O filme foi dirigido por William Lustig, que fez a ótima trilogia Maniac Cop. Lustig infelizmente dirigiu poucos filmes, se tornando produtor posteriormente, inclusive da refilmagem de 2012.

Muito se discute se o filme foi baseado no famoso psicopata Ed Gein, que também inspirou Psicose, O Silêncio dos Inocentes e até mesmo O Massacre da Serra Elétrica. Gein violava o corpo de mulheres mortas, retirava peles, vulvas e tinha um visível problema mal resolvido com a própria mãe.

No filme, um psicopata cuja mãe era prostituta e o maltratava quando criança, perambula pela noite assassinando prostitutas. Ele não apenas mata como também arranca os cabelos para usar em manequins que ele trata como se fossem pessoas reais. Visivelmente perturbado, o personagem chega a colocar uma boneca na gaiola, alimentando-a como se fosse um passarinho vivo.

O Maníaco é perturbador, tem um clima puro anos 80 com uma maquiagem bastante competente e feliz na escolha do ator principal: Joe Spinell, que vivera Gazzo em Rocky 1 e 2, dá um grau de veracidade convincente para o personagem principal.

Aliás, um ponto bastante singular neste filme é o elenco. Por causa do baixíssimo orçamento, Lustig convidou atrizes pornôs a atuarem, como por exemplo Sharon Mitchell e Abigail Clayton. O próprio Tom Savini, que fez a maquiagem de Sexta-Feira 13 parte 1 e 4, também topou participar como ator além de cuidar da maquiagem. Aliás, umas das maiores curiosidades do filme é: um dos corpos que vemos sem cabeça na sequência próxima do final é o mesmo boneco que Savini havia usado para fazer a mãe sem cabeça de Jason em Sexta-Feira 13 parte 1.

Uma outra história curiosa é que, por ter um orçamento tão enxuto, muitas vezes eles rodaram em locais públicos sem autorização. Em uma das cenas em que há um tiro em um parque, a equipe deixou o tiro por último e saiu correndo assim que terminou de rodar, com medo que a polícia chegasse.

O Maníaco inicialmente seria rodado com o dinheiro doado pelo próprio diretor, pelo ator e outros integrantes da equipe, não chegando a 60 mil dólares, até que um produtor inglês resolveu adicionar mais 200 mil dólares desde que a esposa dele fizesse o papel principal. Foi assim que Caroline Munro, que havia sido Bondgirl em 007 O Espião que me Amava, entrou no filme.

O filme assume o baixo orçamento, não tem um roteiro primoroso, mas acerta em manter o clima de horror tétrico. Difícil esquecer o local onde o maníaco vive, rodeado de bonecas estranhas e com suas alucinações constantes. O estilo lembra os filmes giallos italianos, o que é um grande mérito.

Deslocado no Hall do Terror, é um filme que merece ser visto por ser uma pérola perdida e incomum na cinematografia do gênero.

 

NOTA DO EDITOR: 8,5

 

CENAS MEMORÁVEIS: ( Podem conter spoiler )

  • A vingança das bonecas, quando os manequins resolvem contra-atacarem.

 

Maniac-16      Maniac-29

Maniac-35      Maniac-45

Maniac-60      Maniac-65

Maniac-79      Maniac-99

OBSERVAÇÃO: Este site NÃO disponibiliza filmes, livros e nem jogos para download.
Qualquer dúvida ou sugestão, entre em contato através do email: contato@adoroterror.com.br

 

Compartilhe:
Facebook Twitter Email Pinterest Tumblr

One Comment

  • Silvia
    Posted 3 de maio de 2015 at 16:51 | Permalink

    O clima do filme parece ser bem assustador, mas o empenho da equipe/direção/maquiador/atores para que o filme saísse do papel é empolgador! Fiquei com vontade de assistir!

Post a Comment

Your email is kept private. Required fields are marked *