Um site sobre filmes, livros e obras de Terror

O Exorcista ( The Exorcist )

OExorcista
 Ano: 1973


 Direção: William Friedkin


 Elenco: Linda Blair, Ellen Burstyn, Max Von Sydow


Para inaugurar o site “Filmes de Terror”, nada mais justo do que começar falando de um dos mais famosos do gênero, considerado por mim o melhor filme de terror de todos os tempos: O Exorcista.

O filme é baseado no livro de William Peter Blatty, que descreve um exorcismo real ocorrido em 1949. Na história original, era um menino que sofria o exorcismo, adaptado no filme para uma garota.

Polêmico, o filme foi banido de alguns países, houve uma forte campanha religiosa contra e muitas pessoas relataram ter passado mal durante as sessões.

Dirigido pelo talentoso William Friedkin, que havia ganho o Oscar de Melhor Diretor pouco antes por Operação França, O Exorcista já impressionaria simplesmente pelo tema que retrata: uma garota de 12 anos possuída violentamente pelo demônio. O que o torna ainda mais perturbador é o alto grau de realismo usado nas cenas e a heresia explícita do filme.

Os atores foram levados a exaustão durante a filmagem. Muitos do elenco principal se machucaram e alguns dublês de fato morreram, o que rendeu um misticismo ainda maior a obra. Puxões violentos por corda, o ar condicionado que deixava o set exageradamente frio e até mesmo um tiro que o diretor chegou a disparar para assustar o elenco foram os métodos criados para deixar o filme mais realista.

O Exorcista elevou o gênero terror a um patamar sério, sendo o primeiro filme de horror a concorrer ao Oscar de Melhor Filme, alem de Direção e outras várias indicações. Acabou levando duas estatuetas, de Som e Roteiro Adaptado.

Um dos pontos fortes do filme considero a forma em que a história se desenrola. Primeiro, todos os exames físicos e psicológicos são feitos na garota quando ela começa a demonstrar um comportamento estranho. Apenas quando estas possibilidades são esgotadas um exorcista é chamado e entramos no terreno religioso. Outros pontos são as atuações marcantes, por ser tecnicamente bem realizado e pelos efeitos que até hoje permanecem bons e atuais. Não dá para deixar de lado os diálogos bem escritos e fortes.

O maior acerto do filme, no entanto, é a escolha de Linda Blair para a jovem Regan. A transformação da garota ingênua para o tempestuoso demônio é assustadora. Todo o esforço físico e as cenas que ela se submeteu a fazer ficaram marcados na História do Cinema. Durante as filmagens, ela tinha por volta de 13 anos. Só por curiosidade, após o lançamento do filme, ela ficou quase 6 meses sendo protegida por seguranças graças a polêmica que o filme gerou.

Outra curiosidade interessante é que Stanley Kubrick foi cogitado para dirigir o filme, mas algumas exigências e preocupações do estúdio com cronograma fizeram com que o acordo não evoluísse. Apesar de considerar o filme uma obra-prima intocável, seria interessante saber como seria este filme se tivesse sido feito por Kubrick.

O Exorcista é um filme denso que aborda inúmeras questões complicadas e que nos deixa com uma única certeza: você não será mais a mesma pessoa após assisti-lo.

NOTA DO EDITOR: 10

 

CENAS MEMORÁVEIS: ( Pode conter spoiler )

  • – A perturbadora cena em que a jovem Regan se masturba com um crucifixo.
  • – O momento em que ela roda a cabeça 360 graus
  • – Regan descendo as escadas em forma de aranha, vomitando sangue
  • – Todo o exorcismo final.

OBSERVAÇÃO: Este site NÃO disponibiliza filmes para download.
Qualquer dúvida ou sugestão, entre em contato através do email: contato@adoroterror.com.br

The Exorcist-2     The Exorcist-20

The Exorcist-38     The Exorcist-64

The Exorcist-71     The Exorcist-73

Compartilhe:
Facebook Twitter Email Pinterest Tumblr

3 Comments

  • Posted 2 de março de 2015 at 06:06 | Permalink

    Will need to read this post a few times to make sure I acquired everything.

  • Henrique Pires
    Posted 16 de março de 2015 at 21:07 | Permalink

    Oi Fernando, muito bom!!! †ambém concordo com vc, esse filme é eterno… E realmente, como seria esse filme nas mãos do Kubrick? Algo que ficará na imaginação!!!!!!!

  • Tiago Ribas
    Posted 20 de março de 2015 at 15:38 | Permalink

    Parabéns pelo Blog, Fernando! Muito interessante a história por trás da produção … também considero esse um dos maiores filmes de terror já feitos! Não sabia que o Kubrick havia sido cogitado para a direção, realmente só podemos imaginar a abordagem dele com relação a esse material!!!!

Post a Comment

Your email is kept private. Required fields are marked *