Ano: 1981
Direção: H. Tjut Djalil
Elenco: Ilona Agathe Bastian, Yos Santo, Sofia W.D.
Esquisitão. Talvez esta seja uma palavra que consiga definir o que é Mystics in Bali, um obscuro e cultuado terror indonésio cheio de cenas absurdas e estranhas. O filme tem muitas cenas com humor involuntário graças aos efeitos especiais amadores e aos notáveis erros do filme.
Após escrever um livro sobre vodu na África, uma jovem escritora americana se aventura em Bali para descobrir a magia Leák, considerada a mais primitiva e perigosa de todas. Para isso, ela precisará se submeter a uma velha e poderosa praticante cujas intenções acabam se mostrando perturbadoras.
Um dos poderes do Leák é a capacidade de se transformar em qualquer coisa. Como consequência, vemos os personagens virando porcos, cobras e seres simplesmente fantásticos, alguns grotescos.
O mais impactante é sem dúvida quando a personagem principal vira uma penanggalan. Nada conhecido pelo ocidente, o mito da penangallan no folclore malaio é de uma mulher normal de dia mas que a noite vira uma vampira cuja cabeça sai voando, junto com a coluna vertebral, para chupar sangue. Por ser algo muito diferente para nós e os efeitos realmente não ajudarem, estes momentos acabam sendo as cenas mais marcantes do filme, que resumem a experiência visual que é ver Mystics in Bali.
Exatamente nesta “esquisitice” está o frescor do filme. O terror pulsante em uma cultura com hábitos e medos totalmente diversos transformam Mystics in Bali em uma obra quase sociológica. O enredo passa pelos preceitos religiosos, sociais e folclóricos pertinentes para a Indonésia.
A consideração final é de que esta joia rara e pouco conhecida merece ser vista como objeto de curiosidade e entretenimento puro, certamente recomendada para os fãs do gênero.
NOTA DO EDITOR: 7,5
CENAS MEMORÁVEIS: ( Podem conter spoiler )
- Não é sempre que vemos cabeça voando como se fosse algo normal.
TRAILER:
OBSERVAÇÃO: Este site NÃO disponibiliza filmes, livros e nem jogos para download.
Qualquer dúvida ou sugestão, entre em contato através do email: contato@adoroterror.com.br
Facebook – https://www.facebook.com/adoroterror.com.br
Youtube – https://www.youtube.com/channel/UCkiipYAfmJjszD3SvB7ZlBg