Ano: 1971
Direção: Bruno Gantillon
Elenco: Dominique Delpierre, Alfred Baillou, Mireille Saunin, Ursule Pauly
Filmes de terror tem uma ligação íntima com sexo. Na Europa, o mito do vampiro rendeu bons filmes na década de 70, especialmente franceses, que mesclavam terror e sexo.
Há uma série de filmes exploitation que, por também tratarem de temas como reencarnação, bruxaria ou similares, foram classificados como horror mesmo merecendo pouco esta nomeação.
O Adoro Terror pretende falar em breve sobre estes filmes, principalmente a obra memorável do diretor Jean Rolin. Independente do horror ser apenas superficial, são filmes que merecem ser vistos por serem diferenciados e únicos.
O primeiro escolhido é Morgana e as Ninfas. Um casal de garotas viajando pela França se perde em um local onde acaba passando a noite. Na manhã seguinte uma delas acorda e percebe que a namorada sumiu. Buscando pela namorada, ela chega até um castelo onde encontra a fada Morgana ( que historicamente é também chamada de Bruxa Morgana ) que vive acompanhada de várias ninfas.
Morgana convida a garota a permanecer no castelo, oferecendo beleza e juventude eterna. Caso ela recuse, será acometida de uma maldição. A relação de Morgana com a nova garota desperta o ciúmes das antigas ninfas, desencadeando uma série de eventos.
O ponto em comum de todos estes filmes sexploitation é a atmosfera onírica. Há sempre um clima surreal, até mesmo na forma de filmar, sempre com lentes e filtros de câmera que dão um certo ar de sonho. Não há muitos diálogos, as pessoas não se incomodam quando são colocadas diante de uma situação incomum, o que serve para o espectador como uma dica: não tente buscar nestes filmes realidade e nem mesmo muitas explicações.
Incontestavelmente as locações são uma covardia. Lugares lindos, sempre muito bem enquadrados, seduzem quem está assistindo. A Direção de Arte costuma ser um ponto positivo nestes filmes também.
Morgana e as Ninfas aposta em um grande elenco feminino, visivelmente bonito, que se destaca em cenas lésbicas. Só pelo título, é meio óbvio que é um filme sobre lesbianismo.
Os poucos pontos que tiro do filme são por ele não ter uma história que sustente tanto tempo, além de alguns diálogos vazios e cenas esticadas que não contam muito.
Infelizmente, poucos destes filmes chegaram ao Brasil. Para a sorte dos fãs, a coleção Cult Classic DVD resgatou alguns destes títulos que estão disponíveis a venda online para quem quiser conhecer mais deste momento do gênero Horror.
NOTA DO EDITOR: 8,0
CENAS MEMORÁVEIS: ( Podem conter spoiler )
- Todo o ambiente onírico do filme rende belos enquadramentos.
Não achei o trailer do filme, mas é possível ver alguns trechos aqui:
OBSERVAÇÃO: Este site NÃO disponibiliza filmes, livros e nem jogos para download.
Qualquer dúvida ou sugestão, entre em contato através do email: contato@adoroterror.com.br