Um site sobre filmes, livros e obras de Terror

Medo ( A Tale of Two Sisters )

medo

 

 

Ano: 2003

 

Direção: Jee-woon Kim ( Kim Jee-woon )

 

Elenco: Kap-su Kim, Jung-ah Yum, Su-jeong Lim

 

 

Medo é um filme sul-coreano cuja refilmagem americana saiu com o nome de O Mistério das Duas Irmãs ( The Uninvited ), já resenhado neste site.

O filme acompanha duas irmãs que retornam para casa após passarem um tempo em uma clínica psiquiatra. Ambas precisam lidar com a madrasta que pune veementemente as garotas e com o pai incapaz de lidar com esta nova situação. A coisa só piora quando uma presença maligna é sentida na casa, cujas intenções não são claras de início.

O interessante de Medo é que, se quisessem, poderia ter sido um filme do gênero drama. No início e no meio do filme o foco é a relação pesada naquela casa cujo clima está angustiante para todos. As atuações do elenco são ótimas com destaque para a madrasta. Apesar de até então só algumas poucas cenas flertarem com o terror, o filme assume este gênero mais para o final quando muita coisa do passado é explicada e o desfecho assume ares mais macabro.

Como já de praxe no cinema oriental, Medo tem uma narrativa mais arrastada. Visivelmente a refilmagem americana encheu a história com novos elementos e deu uma acelerada no filme. Desnecessário dizer que os fãs do gênero abominam a refilmagem por ela ter se afastado da idéia original e ter optado por ser um filme bem mais comercial.

Além de ser visualmente belíssimo, a narrativa de Medo é meticulosa. O inteligente uso da câmera inclui na narrativa planos que vão além da beleza técnica mas sim que estão servindo para contar a história de uma forma imaginativa. O filme é bem cuidado e muito bem dirigido.

Diferente dos filmes orientais que estavam no auge naquele momento não espere ver em Medo um ser vingativo matando pessoas em série nem meninas com cabelo escuro escorrido na frente do rosto caminhando como zumbis na nossa direção. Os pontos fortes do filme são a história, as atuações, as surpresas do roteiro e, claro, as ótimas cenas de horror quando o filme se aproxima do desfecho. Este mesmo desfecho é plausível de várias interpretações da história, o que pode ser desafiador para quem revê o filme e tentar reconstruir a trama, como também pode ser aborrecedor para quem não esperava um filme tão complexo.

NOTA DO EDITOR: 7,0

 

CENAS MEMORÁVEIS: ( Podem conter spoiler )

  • O belíssimo plano na qual a câmera gira para nos contar visualmente uma virada de roteiro.

Medo_ATaleOfTwoSisters1 Medo_ATaleOfTwoSisters8 Medo_ATaleOfTwoSisters7 Medo_ATaleOfTwoSisters6 Medo_ATaleOfTwoSisters5 Medo_ATaleOfTwoSisters4 Medo_ATaleOfTwoSisters3           Medo_ATaleOfTwoSisters2

 

Trailer:

OBSERVAÇÃO: Este site NÃO disponibiliza filmes, livros e nem jogos para download.
Qualquer dúvida ou sugestão, entre em contato através do email: contato@adoroterror.com.br

 

Facebook – https://www.facebook.com/adoroterror.com.br

Youtube – https://www.youtube.com/channel/UCkiipYAfmJjszD3SvB7ZlBg

Compartilhe:
Facebook Twitter Email Pinterest Tumblr

Post a Comment

Your email is kept private. Required fields are marked *