Um site sobre filmes, livros e obras de Terror

Martyrs

 Martyrs
 Ano: 2008
 


 Elenco: Morjana Alaoui, Mylène Jampanoï, Catherine Bégin
 

 
 Direção: Pascal Laugier


Martyrs é mais uma surpresa da ótima safra de filmes franceses de terror que estão aparecendo.
Dirigido por Pascal Laugier, dos interessantes A Profecia dos Anjos ( House of Voices ) e O Homem das Sombras ( The Tall Man ), Martyrs é um filme difícil de assistir, por sua violência crua e por discutir algo bastante inconveniente: nós.
O filme conta a história de Lucie, uma garota que ficou durante anos presa sendo torturada. Ela consegue fugir, é recolhida e passa a viver em tratamento, tentando curar seus traumas e medos.
Interessante que a cena dela correndo e fugindo do cativeiro me lembrou a famosa fotografia da criança nua correndo da bomba Napalm.
Após um tempo, ela consegue localizar seus raptores e resolve partir em vingança, confrontada por sua única amiga, Anna, que questiona se ela tem certeza que aqueles são seus algozes ou se ela cometeria vingança contra pessoas inocentes.
Neste ponto Martyrs mostra a sua inteligência de roteiro, ao deixar em aberto o que está acontecendo de fato, deixando na responsabilidade do espectador torcer para algum “lado” ou simplesmente se abster, cruelmente, do espetáculo de violência que a vingança trará.
Martyrs ainda tem um importante detalhe no roteiro que gera dúvidas sobre um possível ser sobrenatural atuante na vingança de Lucie ou se este ser é apenas uma criação da sua própria loucura.
O tema vingança, já debatido de forma consistente em filmes como Oldboy e O Segredo dos Seus Olhos, dentre outros, ganha novos ares com algumas boas viradas de roteiro. Alguns fatos começam a ser explicados, outros nem tanto, mostrando que a vingança era apenas o começo de uma complicada e complexa história.
Martyrs é um filme sempre surpreendente, possível de ser dividido em partes distintas. Sempre há uma reviravolta acontecendo e mudando toda a história das personagens, junto com os nossos conceitos e expectativas com o filme.
Chocante, Martyrs tem o mérito de debater muitas questões sobre o comportamento e a psique humana, mostrando que para um bom filme de terror, não é necessário mais do que meia dúzia de pessoas portadoras de sentimentos, que desconhecem a si mesmas quando colocadas frente a frente em uma situação extrema.

NOTA DO EDITOR: 8,0

 

CENAS MEMORÁVEIS ( Pode conter spoiler )

  • A arrebatadora forma em que Lucie adentra no café da manhã da família
  • Os instrumentos usados para “moldar” as pessoas
  • O ápice da dor quando Anna está próxima de descobrir a verdade e tem sua pele “retirada”.

 

Martyrs-31      Martyrs-16 Martyrs-8      Martyrs-2 Martyrs-1

OBSERVAÇÃO: Este blog NÃO disponibiliza filmes para download.
Qualquer dúvida ou sugestão, entre em contato através do email: contato@adoroterror.com.br

Compartilhe:
Facebook Twitter Email Pinterest Tumblr

2 Comments

  • Posted 2 de março de 2015 at 06:04 | Permalink

    You’re website loads great even from my iPad. Thanks for the helpful info.

  • Fernando
    Posted 2 de março de 2015 at 13:34 | Permalink

    Thanks a lot by your visit. You are welcome!

Post a Comment

Your email is kept private. Required fields are marked *