Um site sobre filmes, livros e obras de Terror

Martin ( 1978 )

 

 

Ano: 1978

 

Direção: George Romero

 

Elenco: John Amplas, Lincoln Maazel, Christine Forrest

 

 

 

Eternizado como o pai dos zumbis graças ao clássico absoluto “A Noite dos Mortos Vivos”, o diretor George Romero tem um cultuado, mas pouco conhecido, filme sobre vampiro.

Original como sempre, Romero traz o mito do vampiro para um mundo moderno, real e quase cruel. Esqueça dentes afiados, medo da luz do Sol e qualquer sinal de glamour ou charme. Martin é um vampiro realista e a obra trata sobre um drama familiar com seus dilemas cotidianos.

Trabalhando de bico fazendo entregas para a loja do primo, o vampiro vive o dia a dia comum de um subúrbio.

Ao contrário do mito de sedutor comum aos vampiros, Martin é extremamente tímido, pouco fala e tem dificuldade em tratar com as mulheres. Para lidar com isso, o vampiro dopa as mulheres com uma injeção, abusa das vítimas enquanto elas dormem e suga o sangue delas quando inconscientes.

Já que o filme mostra o vampiro com realismo, Romero emprega na narrativa uma câmera com bastante crueza. Filmado sem muito apuro, quase documental algumas vezes, com enquadramentos bem próximos dos personagens e uma montagem livre em determinados momentos, tudo isso constrói uma atmosfera que combina com a depressão do personagem. Aliás, esta atmosfera pessimista do filme é uma mostra do que seria bastante notável em grandes filmes da década de 80 que estavam por vir.

Curiosamente, em uma cena vemos um padre comentando sobre o clássico O Exorcista, debatendo a relação entre filme de terror x realidade. Esta discussão acaba sendo prolongada porque, em diversos momentos da história, Martin dá entrevistas para a rádio local da cidade, contando que é um vampiro e dizendo que tudo o que os filmes mostram, como por exemplo medo de alho ou da cruz, é mito. Talvez, esta parte da entrevista via telefone e o filme Entrevista com o Vampiro, que veio posteriormente, não tenha sido mera coincidência.

Apesar de alguns momentos de mais terror, Martin é um drama com suspense que investe em um clima denso e amargurado, como se fosse um reflexo do seu memorável vampiro protagonista.

NOTA DO EDITOR: 7,5

 

CENAS MEMORÁVEIS: ( Podem conter spoiler )

  • Nenhuma especial

           

 

TRAILER:

OBSERVAÇÃO: Este site NÃO disponibiliza filmes, livros e nem jogos para download.
Qualquer dúvida ou sugestão, entre em contato através do email: contato@adoroterror.com.br

 

Facebook – https://www.facebook.com/adoroterror.com.br

Youtube – https://www.youtube.com/channel/UCkiipYAfmJjszD3SvB7ZlBg

Compartilhe:
Facebook Twitter Email Pinterest Tumblr

Post a Comment

Your email is kept private. Required fields are marked *