Um site sobre filmes, livros e obras de Terror

Haxan ( 1922 )

 

 

Ano: 1922

 

Direção: Benjamin Christensen

 

Elenco: Benjamin Christensen, Elisabeth Christensen, Maren Pedersen

 

 

 

Produzido por suecos, mas filmado na Dinamarca, Haxan é um misto de documentário com ficção. O filme faz um panorama sobre a Feitiçaria ( crença em bruxas e demônios ) desde o começo da História da humanidade até 1922, quando o filme foi feito. A obra mostra gravuras históricas e dramatiza muitos acontecimentos relatados.

Impossível não classificar o filme como contestador, especialmente quando ele aborda o espinhoso assunto da Inquisição mostrando os métodos de tortura sendo usados e alfinetando as decisões equivocadas que a Igreja tomou ao acusar de paganismo pessoas potencialmente doentes.

Visualmente, o filme é impactante. Usando recursos variados e inovadores, vemos desde stopmotion a sobreposições de imagem sendo usadas de forma inteligente para criar o clima sombrio que o enredo trata. Sem dúvida, o longa é um delírio visual gótico, cheio de imagens oníricas que manifestam o inconsciente coletivo do imaginário popular. Mesmo tendo quase um século de idade, o filme mantém imagens que são representativas do sobrenatural até hoje, mostrando que pouco mudou, neste sentido, no trato que a humanidade tem com as entidades demoníacas.

Dividido em 7 partes, o filme tem seus altos e baixos. Algumas vezes vira quase um tratado sociológico, mas é indiscutivelmente uma obra-prima encantadora.

NOTA DO EDITOR: 9,0

 

CENAS MEMORÁVEIS: ( Podem conter spoiler )

  • Existem muitas imagens oníricas e visualmente impactantes durante todo o filme.

           

 

TRAILER:

OBSERVAÇÃO: Este site NÃO disponibiliza filmes, livros e nem jogos para download.
Qualquer dúvida ou sugestão, entre em contato através do email: contato@adoroterror.com.br

 

Facebook – https://www.facebook.com/adoroterror.com.br

Youtube – https://www.youtube.com/channel/UCkiipYAfmJjszD3SvB7ZlBg

Compartilhe:
Facebook Twitter Email Pinterest Tumblr

Post a Comment

Your email is kept private. Required fields are marked *