Um site sobre filmes, livros e obras de Terror

Enigma do Pesadelo ( Aenigma ) – 1987

 

 

 

Ano: 1987

 

Direção: Lucio Fulci

 

Elenco: Lara Lamberti, Jared Martin, Ulli Reinthaler

 

 

 

Mais um filme do competente Lucio Fulci, um diretor cultuado que já apareceu por aqui nas resenhas do Pavor na Cidade dos Zumbis, Terror nas Trevas e Uma Lagartixa num Corpo de Mulher.

Apesar de ser um filme bem menos badalado, Enigma do Pesadelo é um trabalho interessante no qual, mais uma vez, Fulci nos brinda com um constante clima de suspense mesclado com boas sequências de terror ( algumas com gore ).

Na sequência inicial, vemos Kathy, a esquisita filha da faxineira do internato, em um encontro com o professor de educação física. Acontece que era tudo uma armação do próprio professor com os outros alunos para praticar bulllying na tímida garota. Humilhada ao ser cercada pelos colegas, ela sai correndo e sofre um acidente que a coloca em coma profundo.

Os alunos e o professor mantém o silêncio e tentam viver normalmente. Após um tempo, uma jovem e bela estudante, vinda de uma família rica, entra no internato. Estranhos assassinatos passam a acontecer no local, sempre em momentos nos quais Kathy, lá do hospital, mostra profundas atividades cerebrais. O médico de Kathy passa a investigar se ela pode estar controlando, de forma sobrenatural, a nova estudante a fim de cometer sua vingança pessoal.

Narrativamente, merece elogio quando Fulci usa a câmera saindo de Kathy do hospital e vai “voando” até o colégio, como se fosse uma projeção astral da garota em coma. O filme ainda tem duas memoráveis sequências de terror. Uma delas ocorre em um Museu, quando Arte e terror se misturam de uma forma peculiar. A segunda é um curioso jogo narrativo no qual uma personagem foge de um quarto para escapar de um corpo, mas acaba sempre terminando no mesmo quarto como se fosse um pesadelo cíclico inevitável.

Fulci usa o artifício do pesadelo algumas outras vezes. Quando uma personagem tenta fugir, o que era porta vira concreto, mostrando que a realidade pode ser distorcida pela nossa mente. De forma habilidosa, o diretor consegue mostrar o contraponto da garota em coma cujo limite é físico, mas não psíquico X os vilões do filme cujo limite é imposto pela mente carregada de culpa.

Inevitável comparar o filme com Carrie e também com A Hora do Pesadelo. O que não é problema algum, porque Fulci faz uma ótima mistura dos dois que resulta em um filme diferenciado. Apesar de alguns diálogos bobos e outras situações meio gratuitas, Aenigma é um ótimo filme que vai satisfazer os fãs do terror.

NOTA DO EDITOR: 8,0

 

CENAS MEMORÁVEIS: ( Podem conter spoiler )

  • As ótimas sequências do Museu e do quarto que se repete.

           

 

TRAILER:

OBSERVAÇÃO: Este site NÃO disponibiliza filmes, livros e nem jogos para download.
Qualquer dúvida ou sugestão, entre em contato através do email: contato@adoroterror.com.br

 

Facebook – https://www.facebook.com/adoroterror.com.br

Youtube – https://www.youtube.com/channel/UCkiipYAfmJjszD3SvB7ZlBg

Compartilhe:
Facebook Twitter Email Pinterest Tumblr

Post a Comment

Your email is kept private. Required fields are marked *