Um site sobre filmes, livros e obras de Terror

Drácula – O Vampiro da Noite ( Horror of Dracula )

Dracula_OVampiroDaNoite_HorrorOfDracula

 

 

Ano: 1958

 

Direção: Terence Fisher

 

Elenco: Christopher Lee, Peter Cushing, Michael Gough, Melissa Stribling

 

 

 

Inicialmente lançado como Drácula, o filme foi confundido com o de Bela Lugosi, obrigando a Hammer Film a rebatizá-lo como Horror of Dracula, sendo chamado no Brasil de Drácula – O Vampiro da Noite. O filme é um clássico absoluto do Terror por ser a primeira aparição de Christopher Lee como Drácula.

O estúdio inglês Hammer Film realizou vários clássicos sendo Terence Fisher um cultuado diretor do gênero responsável por obras como A Maldição de Frankenstein, A Múmia e outros.

Baseado no livro de Bram Stoker, Jonathan Harker viaja para trabalhar na biblioteca do lendário Conde Drácula. O filme se passa na Alemanha, pelos nomes dos lugares. No castelo, Harker descobre que o conde mantém algumas mulheres escravizadas, se tornando ele próprio mais uma pessoa sob o domínio do conde. O dr. Van Helsing parte até o castelo descobrir o que está acontecendo, ao mesmo tempo em que Drácula vai atrás da noiva de Harker.

O filme tem algumas diferenças para o livro. No filme, a noiva de Arthur é Lucy, ao contrário do livro cujo nome é Mina. Outra diferença é que no filme Harker viaja para o castelo já ciente dos poderes sobrenaturais do vampiro.

Comparar este filme com o de Coppola é um exercício interessante. Coppola sempre assumiu que o filme dele seria uma homenagem aos clássicos do terror, inclusive filmando sempre em estúdio ao invés de locação real. A atmosfera irreal é bem parecida, o clima do filme tem um ar charmoso e sobrenatural.

Fica bem fácil entender porque Horror of Dracula é um clássico que ditou as regras dos filmes de vampiro que viriam a seguir. O castelo de Drácula intimida com seus cômodos escondidos e caixões rústicos. O Drácula de Christopher Lee é agressivo e fisicamente amedrontador. A trilha sonora é imponente. A Direção de Arte entregou cenários grandiosos e a Direção de Fotografia ajudou com sombras góticas no melhor estilo Nosferatu. Toda a lenda em torno do vampiro está presente nas explicações médicas de Van Helsing: estacas, alho, crucifixo, Sol, a necessidade de dormir no solo da terra natal e muito mais.

O principal aqui, claro, está na dupla protagonista. Este é o primeiro filme da parceria que iria se prolongar por mais 23 filmes, tendo Christopher Lee como Drácula e Peter Cushing como Van Helsing / caçador de vampiros. A química entre ambos funcionou, deixando evidente que o protagonista precisava de um antagonista a altura. Apesar de inimigos em tela, na vida real ambos eram amigos inseparáveis, sendo inclusive praticamente vizinhos. Quando Cushing morreu, Lee disse que ele havia sido levado por ser uma pessoa boa demais para o mundo. Curiosamente, Drácula fala pouco, Lee tem apenas 13 falas durante o filme, sendo NENHUMA delas contracenando com Cushing. Como salário, Lee afirma que recebeu apenas 750 libras pelo papel.

O Adoro Terror comentará nos próximos posts outras obras em memória de Christopher Lee.

NOTA DO EDITOR: 10

 

CENAS MEMORÁVEIS: ( Podem conter spoiler )

  • Os confrontos de Lee X Cushing, os primeiros de uma longa parceria.

Dracula_OVampiroDaNoite_HorrorOfDracula-3 Dracula_OVampiroDaNoite_HorrorOfDracula-6 Dracula_OVampiroDaNoite_HorrorOfDracula-10 Dracula_OVampiroDaNoite_HorrorOfDracula-19 Dracula_OVampiroDaNoite_HorrorOfDracula-21 Dracula_OVampiroDaNoite_HorrorOfDracula-34 Dracula_OVampiroDaNoite_HorrorOfDracula-56 Dracula_OVampiroDaNoite_HorrorOfDracula-67 Dracula_OVampiroDaNoite_HorrorOfDracula-79 Dracula_OVampiroDaNoite_HorrorOfDracula-88 Dracula_OVampiroDaNoite_HorrorOfDracula-114          Dracula_OVampiroDaNoite_HorrorOfDracula-120

 

Trailer:

OBSERVAÇÃO: Este site NÃO disponibiliza filmes, livros e nem jogos para download.
Qualquer dúvida ou sugestão, entre em contato através do email: contato@adoroterror.com.br

 

Facebook – https://www.facebook.com/adoroterror.com.br

Youtube – https://www.youtube.com/channel/UCkiipYAfmJjszD3SvB7ZlBg

Compartilhe:
Facebook Twitter Email Pinterest Tumblr

Post a Comment

Your email is kept private. Required fields are marked *