Um site sobre filmes, livros e obras de Terror

Drácula, de Bram Stoker ( 1992 )

DraculaBramStoker 
Ano: 1992




Direção: Francis Ford Coppola




Elenco: Gary Oldman, Winona Ryder, Anthony Hopkins, 
              Keanu Reeves, Tom Waits

Começo esta resenha dizendo que este é meu filme preferido, ao lado de alguns outros 2 ou 3. Só no Cinema, vi 4 vezes quando lançado.

Baseado no livro de Bram Stoker, o filme narra a história do Príncipe da Valáquia, Vlad Tepes, abordando todos os mitos desta figura polêmica. Famoso na guerra por empalar os inimigos, Vlad também carregava muitas lendas sobrenaturais em torno da sua pessoa.

Apos sua amada Elisabeta ter a absolvição negada pela Igreja por ter cometido suicídio, ele se revolta e renega a Deus. Vlad se torna um vampiro e séculos mais tarde reencontra Elisabeta reencarnada na pele de Mina Murray. Drácula atrai e aprisiona o noivo dela, Jonathan Harker, em seu castelo e parte reencontrá-la.

Dirigido pelo aclamado Coppola ( O Poderoso Chefão ), considero o maior acerto do filme a decisão tomada pelo diretor: fugir dos efeitos especiais feitos em computação e realizá-los todos em trucagem de câmera. A idéia foi homenagear os filmes antigos de terror, para o deleite dos fãs do gênero, e funcionou muito bem.

Drácula foge do realismo. Todas as locações são cenários que remetem aos filmes da Hammer ( um dos estúdios mais famosos do gênero ) e também ao Expressionismo Alemão. Assim, Coppola pode explorar a perspectiva dos ambientes, assumindo que em algumas cenas, conforme a situação ia ficando mais tensa, chegou a aproximar as paredes para “encurtar” o cenário, deixando o clima mais claustrofóbico.

Os figurinos, também muito bem cuidados pelo diretor, ajudavam a compor os personagens, sem muita preocupação com a realidade. O filme todo parece ter uma atmosfera onírica, meio sobrenatural, o que combina muito bem com o tema.

Com um elenco bastante forte, Coppola passou uma semana inteira trancado com os atores, ensaiando as cenas e realizando workshops entre eles. O curioso é que, ao vermos o Making Of, fica claro o quanto o diretor acompanha de perto e é perfeccionista com a parte dramática, muitas vezes entrando em conflito com seus atores. Elogios a parte, esta característica sempre foi o diferencial na obra de Coppola, notavelmente um dos grandes mestres do Cinema.

Uma curiosidade do filme foi a forma como Coppola assumiu a direção. Um dia, Winona Ryder encontrou pessoalmente com ele para pedir desculpas, já que ela saiu em cima da hora das filmagens de O Poderoso Chefão. Ela apresentou o roteiro para ele, que originalmente seria feito para TV pelo diretor Michael Apted. Coppola topou, o filme foi para os cinemas e Apted assumiu a produção.

Drácula é um filme sexy, envolvente e com um romantismo latente em tela. A química entre Gary Oldman e Winona Ryder é hipnotizante, gerando momentos célebres realçados pela Fotografia e Direção de Arte impecáveis. Se a sua parceira já é ótima, seu opositor é melhor ainda, já que Van Helsing aqui é vivido por Anthony Hopkins, que havia acabado de ganhar o Oscar como Hannibal Lecter em O Silêncio dos Inocentes. Algumas cenas e diálogos continuam para sempre com o espectador.

A obra coloca os filmes de vampiro em um patamar elevado, fruto de uma saudosa época em que vampiros não se escondiam na floresta e nem brilhavam a luz do Sol.

 

NOTA DO EDITOR: 10

 

CENAS MEMORÁVEIS: ( Pode conter spoiler )

  • A seqüência inicial, com Vlad o Empalador voltando do campo de batalha, furando a cruz e bebendo sangue.
  • A sombra de Drácula no castelo, sempre uma atração a parte.
  • Drácula reencontrando Mina no Cinematógrafo, uma homenagem ao Cinema.
  • Drácula como lobo, na chuva, com a fogosa Lucy.
  • O ultra romântico jantar entre Drácula e Mina, séculos depois, na Inglaterra.
  • As muitas faces de Drácula: Vlad Empalador, lobo, besta, velho, Vlad de Sakai, ratos, etc.

Dracula_BramStoker-9          Dracula_BramStoker-131 Dracula_BramStoker-51          Dracula_BramStoker-14  Dracula_BramStoker-117          Dracula_BramStoker-113 Dracula_BramStoker-106          Dracula_BramStoker-98 Dracula_BramStoker-89          Dracula_BramStoker-12

 

OBSERVAÇÃO: Este site NÃO disponibiliza filmes para download.
Qualquer dúvida ou sugestão, entre em contato através do email: contato@adoroterror.com.br

Compartilhe:
Facebook Twitter Email Pinterest Tumblr

Post a Comment

Your email is kept private. Required fields are marked *