Ano: 2008
Direção: Lars Jacobson
Elenco: Colleen Porch, Ridge Canipe, Joel Bryant
Este é um filme polêmico, daquele que muita gente pergunta: por que fazer uma barbárie desta?
Ao contrário de franquias como Jogos Mortais e O Albergue, que apesar de toda a violência tem um fator de espetáculo ficcional, Cradle Will Fall ( também chamado de Baby Blues ) é um filme que vai longe por envolver uma presença incômoda: criança.
A história é sobre uma mãe que, em um surto psicótico pós parto, resolve matar os 4 filhos. Na noite em que ela toma esta decisão, o marido estava viajando e cabe ao filho mais velho defender os irmãos e brigar pela própria vida.
Feito em vídeo e com uma limitadíssima produção, o filme ganha com isso um ar mais realista, quase amador algumas vezes, embora involuntariamente. O diretor não teve medo de ir longe em determinadas cenas, explorando o medo das crianças.
A mãe é vivida por Collenn Porch, de os Transformers, uma quase sósia de Angelina Jolie em certos ângulos. Assim como o marido, ela algumas vezes deixa a desejar, o que não acontece com Ridge Canipe, que faz o papel de filho mais velho, algo em torno de 10 anos. A atuação do garoto, muito talentoso, é o que faz o filme ser levado mais a sério.
Então, qual é o sentido de fazer um filme deste? A resposta pode estar no início: o filme é baseado em uma história real.
Apesar de não especificar, muitos acreditam que ele foi baseado no caso de Andrea Yates, uma americana que em 2001 afogou seus 5 filhos na banheira. A banheira no filme tem um papel importante. Andrea era católica fervorosa, assim como a mãe no filme algumas vezes se refere a Bíblia para punir os filhos.
Andrea, que confessou ter matado os filhos, alegou insanidade. Foi condena a prisão perpétua, com possibilidade de condicional após 40 anos de pena. O julgamento teve uma reviravolta interessante, um psiquiatra testemunha da promotoria afirmou que mentiu que ela era psicótica após ter visto na tv um episódio de Law & Order no qual uma mulher afogou os filhos e foi considerada inocente por insanidade. Suzanne O’Malley, que cobria o julgamento para uma revista e havia sido roteirista do seriado, estava presente e afirmou que este episódio nunca existiu.
Em 2006, Andrea foi considerada inocente e transferida para um hospital psiquiátrico. Ela foi diagnosticada com depressão pós parto e psicose.
Cradle Will Fall, independente dos motivos que levaram a sua realização, é um filme indigesto que consegue chocar retratando um dos mais complexos monstros que existem: o ser humano.
NOTA DO EDITOR: 5,0
CENAS MEMORÁVEIS: ( Podem conter spoiler )
- O primeiro surto psicótico da mãe.
Trailer:
OBSERVAÇÃO: Este site NÃO disponibiliza filmes, livros e nem jogos para download.
Qualquer dúvida ou sugestão, entre em contato através do email: contato@adoroterror.com.br
Facebook – https://www.facebook.com/adoroterror.com.br
Youtube – https://www.youtube.com/channel/UCkiipYAfmJjszD3SvB7ZlBg