Um site sobre filmes, livros e obras de Terror

Carrie, a Estranha ( Carrie )

carrie-a-estranha

 

Ano: 1976

 

 

Direção: Brian De Palma

 

 

Elenco: Sissy Spacek, Piper Laurie, Amy Irving, John Travolta, Nancy Allen

 

Baseado em um livro de Stephen King, Carrie é uma obra-prima do Terror. Sustentado pela memorável atuação de Sissy Spacek ( perfeita para o papel ), coloco-o facilmente entre meus 10 filmes de terror favoritos.

Apesar do tema “bullying” ser muito popular hoje em dia, há quase 40 anos Brian De Palma dirigiu esta obra que considero até hoje a melhor sobre o assunto.

O filme retrata uma adolescente tímida, pouco popular, que vive isolada do mundo por causa da mãe, uma religiosa fanática e severa. Carrie sofre constante bullying na escola, revidando algumas vezes com seus poderes telecinéticos. Protegida pela professora que resolve expulsar as alunas mais agressivas do Baile de Formatura, Carrie é convidada por um dos rapazes mais populares para a festa. Algumas garotas resolvem armar uma vingança contra Carrie, fazendo a situação sair fora do controle.

Além das interpretações marcantes, a direção de Brian de Palma é sempre uma aula de cinema. Mestre na narrativa, De Palma sabe como criar o clima e segurar o suspense no limite como poucos diretores conseguem. Além dos recursos técnicos como tela divida ( split screen ), o diretor estica magistralmente o tempo fílmico da obra, usando câmeras lentas nos momentos oportunos, cortando habilmente a câmera para os inúmeros enquadramentos que a cena permite, como por exemplo no ápice do Baile de Formatura, quando consegue esticar aqueles poucos segundinhos para quase minutos de filme.

Carrie foi o primeiro sucesso comercial de Brian de Palma e o primeiro livro de Stephen King adaptado para o cinema. Os direitos do livro foram comprados por apenas 2.500 dólares na época. King se baseou em 2 pessoas que ele conhecia para fazer a personagem Carrie; a primeira foi uma colega de classe e a segunda uma aluna na época em que ele era professor. Curiosamente, ambas eram antissociais, vinham de famílias religiosas extremistas e morreram aos vinte e poucos anos.

Inicialmente, a persongem Carrie seria vivida por Amy Irving, mas o Diretor de Arte do filme, que era casado com Sissy, convenceu a esposa a fazer o teste para o papel principal. De Palma escolheu Sissy e deixou um papel secundário para Amy. Foi durante uma visita de Steven Spielberg aos sets que ele conheceu Amy, sua futura esposa.

Para entrar na personagem, Sissy prefirou não se relacionar com os colegas de trabalho, para não gostar nem criar afinidade com eles. Ela ficava isolada no camarim, deixando para se tornar amiga deles após o término das filmagens.

Ainda sobre as curiosidades de filme, a sequência do baile demorou 2 semanas para ser rodada e Sissy escolheu dormir com a roupa suja de sangue por 3 dias consecutivos.

Carrie ganhou uma refilmagem recentemente, que em breve o Adoro Terror vai falar sobre ela.

 

NOTA DO EDITOR: 10

 

CENAS MEMORÁVEIS: ( Podem conter spoiler )

  • A cena inicial, com a poética/assustadora primeira vez em que Carrie menstrua.
  • O baile de formatura, aula de linguagem cinematográfica

 

Carrie1      Carrie2

Carrie3      Carrie4

Carrie5      Carrie6

Carrie7      Carrie8

OBSERVAÇÃO: Este site NÃO disponibiliza filmes para download.
Qualquer dúvida ou sugestão, entre em contato através do email: contato@adoroterror.com.br

 

Compartilhe:
Facebook Twitter Email Pinterest Tumblr

Post a Comment

Your email is kept private. Required fields are marked *