Um site sobre filmes, livros e obras de Terror

Baskin

baskin

 

 

Ano: 2015

 

Direção: Can Evrenol

 

Elenco: Mehmet Cerrahoglu, Gorkem Kasal, Ergun Kuyucu

 

 

 

Não é sempre que temos a chance de ver um filme turco, especialmente de terror. Melhor ainda, um bom e instigante filme de horror.

Baskin é o primeiro longa do diretor Can Evrenol. Após ter feito Baskin na forma de curta em 2013, a elogiada obra virou um longa metragem em 2015.

A história se passa em uma noite, praticamente. Temos alguns flashbacks para contar um pouco mais sobre o passado de um dos personagens principais. Vemos um grupo de policiais que é chamado para uma ocorrência em uma casa sinistra em um bairro periférico. Um dos policiais diz que por ali há uma casa na qual ocorriam rituais satânicos no passado. Chegando lá, o grupo entende que terá que enfrentar forças sobrenaturais em um ambiente de paganismo e insanidade.

Baskin é extremamente bem realizado tecnicamente. A produção é ótima, a fotografia enche os olhos com o uso de poucas cores e o elenco é bem carismático. Os efeitos especiais também são bem realizados e muitas vezes o uso de lentes macros nos faz não entender direito o que estamos vendo, mostrando apenas o suficiente para causar nojo e estranhamento.

Esta é uma palavra, por sinal, que o filme flerta o tempo todo: estranhamento. Não espere uma historinha que se fecha ou explicações sobre tudo o que estamos vendo. O filme não se preocupa em dar respostas, apenas em mostrar e deixar que o espectador interpreta da forma que quiser. Cheio de simbologia, o filme é um mergulho na loucura da crença e do sobrenatural, algo que por si só não é cabível de explicação.

Apesar do grande acerto do filme ser a falta de respostas, uma sensação de vazio permanece, talvez por ter faltado um enredo de fato até o momento em que o grupo de policiais entra na casa. O filme parece que se arrasta até ali, sem muita empolgação. A “viradinha” no final também parece uma surpresa estilo roteiro hollywoodiano, o que pode não agradar quem se dedicou a ver um filme turco exatamente para fugir dos clichês já tradicionais do terror americano.

O filme é perturbador, não é fácil ver graças as cenas propositalmente chocantes. Tem sequências gores, gente mutilada, tortura e muito sangue.

Recomendado para quem gosta de um filme com atmosfera sufocante e quer fugir da mesmice dos jump scares de Hollywood.

NOTA DO EDITOR: 7,5

 

CENAS MEMORÁVEIS: ( Podem conter spoiler )

  • A mulher bode é para lembrar por um tempo.

 

Baskin_1 Baskin_2 Baskin_3 Baskin_4 Baskin_5 Baskin_6 Baskin_8           Baskin_10

 

TRAILER:

OBSERVAÇÃO: Este site NÃO disponibiliza filmes, livros e nem jogos para download.
Qualquer dúvida ou sugestão, entre em contato através do email: contato@adoroterror.com.br

 

Facebook – https://www.facebook.com/adoroterror.com.br

Youtube – https://www.youtube.com/channel/UCkiipYAfmJjszD3SvB7ZlBg

Compartilhe:
Facebook Twitter Email Pinterest Tumblr

Post a Comment

Your email is kept private. Required fields are marked *