Um site sobre filmes, livros e obras de Terror

A Noite do Vampiro ( The Vampire Doll )

a-noite-do-vampiro

 

 

Ano: 1970

 

Direção: Michio Yamamoto

 

Elenco: Kayo Matsuo, Akira Nakao, Atsuo Nakamura

 

 

Um dos intuitos do Adoro Terror é trazer filmes desconhecidos ou esquecidos do grande público, já que os lançamentos e os famosos são mais acessíveis a todos.

A Noite do Vampiro, que em inglês saiu como The Vampire Doll e também como Fear of the Ghost House: Bloodsucking Doll, é uma obra-prima esquecida do gênero.

Dirigido por Michio Yamamoto, o filme faz parte de uma trilogia japonesa baseada no mito de Drácula. Ver um vampiro pelo lado oriental na década de 70 é uma experiência realmente única.

Após voltar para reencontrar a amada, o namorado descobre que ela morreu em um acidente de carro. Após passar a noite na mansão da sogra por causa de uma forte chuva que o impede de voltar para casa, ele começa a ter visões com a morta-viva. Descobrimos posteriormente que as causas da morte foram estranhas, que vários eventos sobrenaturais ocorreram após a morte dela e que, talvez, o túmulo dela esteja vazio.

Com uma incrível cinematografia oriental, com alguns planos mais longos, mais baixos e contemplativos, o filme consegue mesclar uma linguagem também ocidental, lembrando muito o clima dos clássicos ingleses da Hammer. O enredo gótico com um inteligente uso da profundidade dos belos cenários, o constante clima de mistério e a sensação de que algo terrível sempre está para acontecer são ingredientes que tornam o suspense do filme memorável. As aparições da vampira são sempre inquietantes, a trilha acentuada e marcante tradicional dos filmes do gênero ajuda a deixar a presença dela sempre sombria na tela.

O interessante é que alguns mitos do vampiro não fazem parte da trama. Não existe a discussão em torno de crucifixo, espelho, dormir em terra natal, alho, etc, o que deixa a personagem um pouco mais “realista” e menos mitológica. O vampiro do filme é um morto vivo que volta, quase uma mescla com o mito do fantasma.

Outro ponto interessante é ver que filmes de terror japoneses mais recentes como O Grito e O Chamado já tinham uma fonte na qual beberam. A japonesa com rosto de boneca, cabelos longos, cabeça baixa, postura ereta, olhar mortal e que sempre aparece nos cantos já era uma realidade neste filme.

A Noite do Vampiro é altamente recomendado para os fãs do Terror, para cinéfilos que gostam de curiosidades ou simplesmente para quem gosta de um bom filme oriental, independente do gênero.

NOTA DO EDITOR: 9,5

 

CENAS MEMORÁVEIS: ( Podem conter spoiler )

  • As aparições da vampira são sempre impactantes.

TheVampireDoll_1 TheVampireDoll_2 TheVampireDoll_3 TheVampireDoll_4 TheVampireDoll_5           TheVampireDoll_6

 

Trailer:

OBSERVAÇÃO: Este site NÃO disponibiliza filmes, livros e nem jogos para download.
Qualquer dúvida ou sugestão, entre em contato através do email: contato@adoroterror.com.br

 

Facebook – https://www.facebook.com/adoroterror.com.br

Youtube – https://www.youtube.com/channel/UCkiipYAfmJjszD3SvB7ZlBg

Compartilhe:
Facebook Twitter Email Pinterest Tumblr

Post a Comment

Your email is kept private. Required fields are marked *