Um site sobre filmes, livros e obras de Terror

A Marca do Medo ( The Quiet Ones )

a-marca-do-medo

 

 

Ano: 2014

 

Direção: John Pogue

 

Elenco: Jared Harris, Olivia Cooke, Sam Claflin

 

 

 

Co-produzido pela lendária Hammer Film, A Marca do Medo é um filme baseado em um experimento real feito por parapsicólogos de Toronto no início da década de 70.

Situado em 1974, o filme mostra um grupo de estudantes que é convocado para acompanhar o experimento realizado por um professor da universidade. A idéia é monitorar a paciente Jane Harper, que sofre alguns ataques sobrenaturais em seus momentos de histeria. O professor insiste em afastar a possibilidade do sobrenatural, buscando uma explicação física e realista para os eventos que sucedem, estudando o funcionamento do cérebro da paciente.

Um dos estudantes, que sabe mexer em câmera, vira o cinegrafista do grupo. Muitas das imagens que vemos são feitas por ele, quando o filme adota aquele formato quadrado típico de película dos anos 70. Apesar do enredo, o filme não é Found Footage, aquele gênero de “gravações encontradas” estilo Bruxa de Blair. Exatamente pelo estudante ser mais profissional no assunto, quando vemos o filme pelo ângulo dele é uma câmera mais fixa, mais correta, sem aquelas tremidas que podem aborrecer. O filme também não fica apenas na subjetiva dele, sem muito critério, corta sempre para a filmagem tradicional americana quando necessário para a história.

O filme acerta ao contrabalancear o sobrenatural com o científico. Com o passar do tempo, as relações do grupo começam a ruir, deixando a idoneidade do professor em dúvida. Este é um momento interessante da história, quando começamos a questionar se a paciente está sendo submetida a maus tratos apenas para satisfazer a necessidade da Ciência.

O grande erro de A Marca do Medo sem dúvida é insistir nos personagens caricatos. O grupo tem a loira assanhada, o galã irresponsável e o ingênuo bobinho, rendendo as mesmas situações já clichês de filmes de terror. O roteiro chega a aborrecer também, apesar de ser um filme relativamente curto, em alguns momentos ele é arrastado, não prende a atenção.

Apesar da história guardar algumas reviravoltas, ainda assim tudo é previsível, o filme não traz nada novo ou especial.

O curioso em si é o experimento real, chamado The Phillip Experiment. Os parapsicólogos inventaram uma história de fantasma e tentaram dar vida a ela, tentando provar que fantasmas são reações de medo das nossas lembranças. Há alguns vídeos na internet mostrando as sessões mediúnicas e outros momentos do experimento, que foi transformado em um livro chamado Conjuring Up Phiillip.

Apesar do filme ser uma decepção, pelo menos serviu para tornar este experimento mais conhecido pelo grande público. Pesquisar na internet sobre a história e ver os vídeos reais do experimento sem dúvida é muito mais enriquecedor do que ver o filme.

NOTA DO EDITOR: 4,5

 

CENAS MEMORÁVEIS: ( Podem conter spoiler )

  • Nenhuma especial.

 

AMarcaDoMedo_TheQuietOnes_1 AMarcaDoMedo_TheQuietOnes_2 AMarcaDoMedo_TheQuietOnes_3 AMarcaDoMedo_TheQuietOnes_4 AMarcaDoMedo_TheQuietOnes_5           AMarcaDoMedo_TheQuietOnes_6

 

Trailer:

OBSERVAÇÃO: Este site NÃO disponibiliza filmes, livros e nem jogos para download.
Qualquer dúvida ou sugestão, entre em contato através do email: contato@adoroterror.com.br

 

Facebook – https://www.facebook.com/adoroterror.com.br

Youtube – https://www.youtube.com/channel/UCkiipYAfmJjszD3SvB7ZlBg

 

Compartilhe:
Facebook Twitter Email Pinterest Tumblr

Post a Comment

Your email is kept private. Required fields are marked *