Um site sobre filmes, livros e obras de Terror

A Casa ( La Casa Muda )

a-casa-la-casa-muda

 

Ano: 2010

 

 

Direção: Gustavo Hernández

 

 

Elenco: Florencia Colucci, Abel Tripaldi, Gustavo Alonso

 

A Casa é um filme de terror notável por uma característica específica: o filme todo se passa em um take único, com aproximadamente 80 minutos de duração.

Filmado com uma Canon EOS 5D, uma câmera bem acessível a todos, a história se passa em “tempo real”, como no filme Festim Diabólico, de Alfred Hitchcock, talvez o mais famoso neste estilo de filmagem.

Na época de Hitchcock, os magazines de câmera não suportavam negativo para mais de uma hora de filme, portanto, existem os cortes invisíveis. Algumas vezes a câmera passava atrás de uma roupa ou objeto escuro, servindo ali como ponto de corte para resolver esta questão técnica. Em A Casa, vemos alguns momentos inteligentes que servem para dar este ponto de corte ao diretor, como por exemplo um momento no filme em que acaba a luz da casa, ficando o espectador no breu total.

A Casa Muda é um filme uruguaio, indicado para concorrer ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. Baseado em uma história real que ocorreu no Uruguai na década de 40, conta a história de Laura, uma garota que vai acompanhada do pai passar a noite em uma casa, na qual o pai fará reformas no dia seguinte. Durante a noite, Laura ouve barulhos no andar de cima e descobre que existe mais uma pessoa na casa além deles. Laura começa a investigar e aos poucos segredos vão sendo revelados. Já deixo uma dica, após os créditos finais, há uma cena extra imperdível.

Tecnicamente, não é um filme fácil de fazer. Exige muito ensaio e alguns momentos são muito bem coreografados, com elenco e câmera parando em posições milimétricas. A fotografia é bonita para um filme deste estilo. Gosto muito do jeito que o enredo se desenvolve, o suspense é muito mais presente do que o terror em si e o mergulho no passado da “casa” é gradativo. Não é um filme com câmera na mão estilo Bruxa de Blair, mas que conta muito com o que está fora de quadro para criar o clima e causar medo.

Além de ser uma bela experiência cinematográfica, é muito bom ver um filme de terror tão bom sendo feito na América do Sul, deixando a esperança de que um dia, no Brasil, o Terror volte a ser levado a sério.

 

NOTA DO EDITOR: 8,5

 

CENAS MEMORÁVEIS: ( Podem conter spoiler )

  • A cena após os créditos finais com mais um belo trabalho de câmera contando de forma sutil a loucura da personagem.

 

ACasaMuda-15      ACasaMuda-12

ACasaMuda-7      ACasaMuda-22

ACasaMuda-28      ACasaMuda-29

OBSERVAÇÃO: Este site NÃO disponibiliza filmes, livros e nem jogos para download.
Qualquer dúvida ou sugestão, entre em contato através do email: contato@adoroterror.com.br

 

Compartilhe:
Facebook Twitter Email Pinterest Tumblr

Post a Comment

Your email is kept private. Required fields are marked *